top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

7 erros comuns que desgastam a bateria do seu celular

Embora muitos smartphones já saiam de fábrica com melhorias em inúmeros aspectos, sobretudo na bateria, há ainda diversos aparelhos que descarregam de modo muito fácil.


Em linhas gerais, indo além dos problemas que os dispositivos possam ter internamente, existem determinados hábitos dos usuários que impactam nesse quesito.


Logo abaixo, você confere uma lista com erros comuns que as pessoas cometem e acabam comprometendo a bateria de seus celulares. Acompanhe!


7. Localização ativada em segundo plano


Seja em aparelhos que utilizam o sistema operacional iOS ou Android, o fato é que deixar a localização ativada pode diminuir gradativamente sua bateria. Alguns aplicativos requerem a localização para que possam oferecer uma experiência mais assertiva aos usuários. No entanto, não é necessário que ela fique sempre ativada.


No iOS, basta configurar todos esses apps para que utilizem a localização apenas quando o estiverem sendo usados de fato. Já no Android, é possível desativar o ícone de localização no canto superior da tela.


6. Aplicativos excessivos


Mesmo que o uso do seu celular seja recorrente, existem aplicativos que você utiliza apenas ocasionalmente e quase nunca abre. Embora eles estejam sem muita utilidade no dispositivo, podem estar puxando bateria do aparelho para se manterem ativos e instalados.


Portanto, a dica ligada a esse tópico é fazer uma varredura no celular, descobrindo quais são os aplicativos que você nunca usa ou utiliza apenas algumas vezes. Elimine-os de seu aparelho sem dó e caso necessite, instale de novo posteriormente.


5. Brilho e tempo de tela


Outra configuração que muitos não notam, mas que pode consumir sua bateria é o tempo de tela ativo e o brilho. Se você gosta de utilizar o celular em ambientes com baixa iluminação, por exemplo, o ideal é sempre diminuir o brilho para não desgastar sua visão.


Já para modificar o tempo de tela ativo, é necessário mexer em configurações mais avançadas. Recomendamos deixar esse tempo sempre no mínimo, pois assim, se você esquecer seu celular ligado por algum motivo, ele logo irá apagar automaticamente no período estipulado.


4. Notificações e sons do aparelho


Muita gente não sabe, mas os sons do aparelho e as notificações também gastam bateria. Deixá-las desativadas ou colocar o celular no modo silencioso pode ajudar nesta tarefa. Contudo, você também não precisa ser tão radical.


Verifique quais os aplicativos que você utiliza com mais frequência e desative as notificações daqueles menos importantes. Defina quais apps também seguirão com sons e quais podem ser desativados.


3. Altas temperaturas


Expor o aparelho a altas temperaturas pode danificar não somente a bateria mas também outros componentes. Isso ocorre porque boa parte dos dispositivos não funcionam tão bem quando sofrem com temperaturas mais altas, visto seu material de fabricação.


Além disso, as baterias acabam sendo sobrecarregadas quando expostas a temperaturas extremas, comprometendo seus respectivos ciclos de carga. Dessa maneira, tente evitar que seu aparelho fique no sol ou guardado dentro de locais muito quentes.


2. Utilizar enquanto carrega


Por mais que nossos celulares tenham se tornado verdadeiros extensores de nossos próprios corpos, podemos deixá-los em paz enquanto estão plugados na tomada, pois assim o dispositivo carrega sem interrupções e de um jeito mais rápido.


Apesar da sobrecarga aplicada durante a recarga ser mínima, é importante que o aparelho consiga “descansar” nesse momento.


1. Carga excessiva


Por fim, é preciso falar de algo que pode “viciar” a bateria do seu celular. Depois de carregar o aparelho em um nível satisfatório (no mínimo 80%), já é possível retirá-lo da tomada. Caso o deixe por muitas horas plugado, a carga excessiva pode ir danificando com o tempo.


Evite também carregá-lo minimamente e em seguida retorná-lo à carga. Esse comportamento também poderá deixar a bateria do dispositivo enfraquecida.


Fonte: Tecmundo

bottom of page