top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

BeReal: conheça a opinião de internautas sobre nova rede social

Orbit Data Science apresenta cenário atual sobre a rede que é cada vez mais usada pelos jovens

Nos últimos meses uma nova rede social, o BeReal, ganhou notoriedade pelo mundo e vem se popularizando no Brasil. Este novo aplicativo se destaca por proporcionar uma experiência totalmente nova ao usuário, a ideia é que apenas uma postagem de foto pode ser feita por dia, onde todos os usuários postam ao mesmo tempo, através de um horário aleatório definido pelo aplicativo. Além disso, a foto deve ser registrada sem uso de filtros e em tempo real, não sendo permitido anexar uma imagem da galeria. Esta dinâmica de postagem busca criar um ambiente mais orgânico e real, como sugere o próprio nome do aplicativo. Especialistas apontam que, em breve, deve fazer frente ao Instagram e TikTok.

Segundo um levantamento feito pela Orbit Data Science, do total de comentários analisados, 70,7% se referem à adesão à rede. Destes, em 34,6% as pessoas relataram já estarem utilizando regularmente o Be Real, enquanto a manifestação “Comecei/Quero começar a utilizar o BeReal” apareceu com 12,4% de incidência dentro da categoria.

Isso provoca também outro efeito: os usuários do BeReal agora esperam que seus amigos e conhecidos também baixem o aplicativo, o que foi observado nas manifestações. “Procuro conhecidos que usam Bereal”, que representam 20,6% do total da categoria. Ainda dentro de “Uso do App”, pareceres positivos também ganharam destaque, as menções “Gosto do BeReal” e “Incentivo outras pessoas a baixarem o BeReal” representam, respectivamente, 13,2% e 7,6% da categoria.


Já na categoria “Primeiras impressões” foram identificados percepções primárias, principalmente de pessoas que ainda não usam o aplicativo. Sugerindo otimismo, a tag “Gostei da ideia do app” aparece com 24,4% de incidência na categoria. Por outro lado, algumas pessoas esboçaram seus medos e objeções sobre o conceito da rede. As manifestações “Minha vida não é interessante para usar o BeReal” e “Sou feio para usar BeReal” mostram o receio quanto a essa exposição mais orgânica, representando respectivamente 24,4% e 19,5% da categoria.


Funcionamento ainda é barreira

Outro assunto bastante discutido é a dinâmica de postagem do BeReal, característica que mais diferencia a rede das demais. Assim, 10,4% dos comentários foram identificados dentro da categoria “Dinâmica de posts”. A manifestação “BeReal solicitou postagem de foto em momento que eu não gostaria” representa 34,2% da categoria e evidencia que muitos usuários da rede não se adaptaram bem à aleatoriedade do horário da postagem.


Alguns usuários também sentiram falta de registrar momentos mais específicos e relevantes de seu dia, o que confirmamos com as manifestações “Queria postar a foto de um momento específico no BeReal” com 22,8% da categoria. Ainda existem casos onde o aplicativo solicita o registro de imagem quando o usuário está no banheiro, numa reunião de trabalho ou em outros momentos inapropriados e inadequados. A tag “BeReal solicitou postagem de foto em momento inadequado” teve 19% de incidência na categoria.

Houve relatos significativos de problemas técnicos enfrentados no aplicativo. “Tive problemas com o funcionamento do aplicativo” aparece em 2,7% do total analisado no levantamento. Dentro da categoria “Problemas técnicos” ainda observamos muitos usuários relatando mal funcionamento na tentativa de adicionar novos amigos na rede, com a manifestação “Não consigo adicionar amigos no BeReal” representando 26,8% da categoria.

A popularidade do BeReal também foi um assunto abordado. Entre todos os comentários analisados no estudo, 4,7% eram pessoas que alegavam não conhecer a nova rede social, o que representa 58% dentro da categoria. Algumas pessoas consideram que há pouca gente utilizando o aplicativo. “Poucas pessoas usam BeReal” representa 9,7% da categoria. Por outro lado, a opinião de que a rede está crescendo em popularidade também aparece na tag “BeReal está ficando popular” e representa 9,7% da categoria “Popularidade”.


O que o mercado pode aproveitar


A partir da análise do gráfico de evolução, podemos observar a chegada do aplicativo, e o início de sua popularização no Brasil. Até o dia 04/08/2022, que corresponde a 75% da cronologia do estudo, tínhamos apenas 18% do total das opiniões que diziam “Utilizo BeReal”. As pessoas que comentavam essa opinião, diziam ainda que estavam procurando conhecidos que também utilizavam, e que incentivaram outras pessoas a baixarem o aplicativo.

Com a popularização do aplicativo, e o aumento de usuários, diminui a incidência da opinião “Comecei/Quero começar a utilizar BeReal”, e elas se transformam em “Utilizo BeReal”, que teve 82% de sua incidência nos últimos 25% da nossa cronologia, finalizando o estudo com 24% das opiniões totais. Seguindo a tendência de maior uso do aplicativo, ele começa a ganhar mais destaque, fazendo com que cresça também o número de pessoas que comentam a opinião “Não conheço BeReal”. Além disso, internautas começam a opinar sobre sua experiência. Neste momento, "Gosto do BeReal”, teve um grande boom de incidência, terminando a pesquisa com 9% das opiniões totais.


Há um grande crescimento e aceitação do app. A proposta única e inovadora conquistou os usuários, além disso, com celebridades começando a usar, o alcance do aplicativo só tende a aumentar. O crescimento das pessoas que dizem que não conhecem o app, garante ainda mais margem para a sua evolução e o grande número de opiniões positivas tende a manter a base de usuários.

Evidentemente as opiniões negativas também aparecem no levantamento, elas estão diluídas em problemas de adaptação com a dinâmica do aplicativo, receios quanto a exposição, problemas técnicos, carência de usuários, entre outros. Porém, a falta de uma impressão negativa massiva nos números chama a atenção. De uma maneira geral, a impressão sobre o BeReal é positiva e a projeção é otimista quanto ao crescimento da nova rede.


Fonte: Mundo do Marketing

bottom of page