top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

“Bilionários da tecnologia estão com medo das IAs”, diz especialista em cultura digital


Doug Rushkoff, um dos principais teóricos da era digital, conhecido por seus estudos da cultura digital, acredita que os bilionários da tecnologia estão assustados com a inteligência artificial.


Em entrevista ao The Guardian, Rushkoff comentou as reações dos “barões do Vale do Silício” ao rápido desenvolvimento das IAs. Para ele, as afirmações apocalípticas dos grandes personagens da tecnologia acontecem porque eles “não têm conexão com a vida real e como as coisas funcionam”.


“Eles estão se torturando agora, o que é divertido de se ver. Eles têm medo de que suas pequenas AIs venham atrás deles”, brincou.


Em seu livro mais recente, Survival of the Richest: Escape Fantasies of Tech Billionaires (Sobrevivência dos Mais Ricos: Escape das Fantasias dos Bilionários Tecnológicos), Rushkoff diz que os bilionários estão em modo de fuga para caso ocorra um grande e catastrófico evento climático.


Apesar das tentativas, bilionários que tentam essa migração espacial, como Elon Musk e Jeff Bezos, não terão sucesso.


"Eles não vão sair do planeta, não vão viver para sempre. Eles estão apenas vivendo suas fantasias. Eles são eugenistas." - Doug Rushkoff.


O teórico comparou as empresas de tecnologia com as de cigarro:


"O que aconteceu com as empresas de cigarros acabará acontecendo com as empresas de mídia social. Eles fizeram toda a pesquisa por 20 anos e estão dizendo conscientemente que esse material não é prejudicial quando sabem que é prejudicial."


Por fim, Doug Rushkoff, acredita que a solução dos desafios emergentes das tecnologias não está nas mãos dos governos, mas sim nas escolhas e responsabilidades das pessoas.


"Seja social, coloque os pés no chão, faça contato visual (…) conheça pessoas, respire o ar. Quanto mais lastro da vida real você tiver, menos esse universo frágil, ideológico, abstrato e mediado pela mídia social afetará sua existência diária."


Fonte: Olhar Digital

Comments


bottom of page