
Em 2025, provavelmente veremos grandes mudanças no universo das redes sociais. O TikTok corre o risco de ser banido nos Estados Unidos a qualquer momento. O X/ Twitter) segue em declínio sob a gestão de Elon Musk. E o Bluesky começa a ganhar força.
Mas, além de tudo isso, existem outras mudanças mais profundas nas plataformas que merecem atenção este ano, segundo especialistas.
“O ciclo de vida das tendências diminuiu drasticamente”, afirma Itamar Leopold, diretor criativo da Motion Array, plataforma voltada para cineastas e criadores de vídeos, no relatório de tendências 2025 da Artlist Business. “O que é viral hoje pode ser esquecido amanhã.”
Enquanto as tendências estão ficando mais curtas, os conteúdos que as impulsionam estão ficando mais longos. O TikTok, por exemplo, já está testando vídeos de 30 e 60 minutos (e, se escapar do ser banido nos EUA, essa tendência pode crescer).
O Snap e o YouTube também aumentaram a duração máxima dos vídeos curtos para três minutos. É provável que essa tendência continue em 2025, com um foco maior nos conteúdos de longa duração.
Apesar do caráter efêmero das tendências, as redes sociais continuarão sendo um terreno fértil para monetização, o que vai garantir que essas plataformas continuem no centro das atenções, ressalta Ray Grady, CEO da plataforma de gestão de freelancers Worksuite.
“Estamos vendo nossos clientes trabalhando com mais influenciadores do que nunca, aproveitando o poder dessas pessoas que impulsionam a economia criativa em ritmos recordes”, diz ele. As equipes de marketing e as agências que utilizam sua plataforma viram um aumento de 300% no número de influenciadores com os quais colaboram, de um ano para outro.
Em 2025, a tendência de conteúdos de longa duração em vídeo deve se aprofundar.
Com base nisso, Grady faz uma previsão ousada: “Os influenciadores serão a categoria freelance que mais crescerá no ano, sendo contratados por uma variedade de setores – marketing, publicidade, entretenimento, varejo, grupos de interesse público e até política”, ele avalia. “E não vai parar por aí. Não há limites para as formas como esses profissionais podem ajudar uma marca, uma causa ou um evento.”
Esse cenário aponta para uma maior profissionalização da classe de criadores de conteúdo, de acordo com a agência de marketing de influenciadores Billion Dollar Boy.
“Os criadores estão se tornando os novos magnatas da mídia”, afirma a empresa em suas previsões para 2025. “Eles estão criando suas próprias produtoras e transformando formatos pensados para redes sociais em entretenimento popular de qualidade, rivalizando com a mídia tradicional, como a TV.”
Fonte: Fast Company Brasil
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais atualizações? Continue acompanhando o nosso portal ou acesse as nossas redes sociais.
Comments