A Black Friday caiu no gosto do brasileiro e se tornou uma das datas mais importantes do varejo
Para quem trabalha no comércio, a Black Friday começa meses antes do evento. Afinal, para garantir um bom planejamento, ótimos descontos e ações que convertam em resultados positivos é preciso muito preparo. Para isso, é importante ficar atento às tendências da Black Friday para se preparar da maneira adequada e acertar as estratégias.
A Black Friday caiu no gosto do brasileiro e se tornou uma das datas mais importantes do varejo. Em 2020, foram realizadas 7,6 milhões de compras online que passaram de 5,1 bilhões de faturamento, valor 31% maior do que no ano anterior, segundo levantamento da Neotrust.
Para 2021, as pesquisas e tendências da Black Friday apontam resultados ainda maiores que os do ano passado. Conforme pesquisa feita pelo Méliuz, 71% dos entrevistados pretendem comprar na data.
Produtos mais desejados na Black Friday 2021
A pesquisa do Méliuz sobre as tendências da Black Friday 2021 revelou o que as pessoas que pretendem comprar no dia das promoções. Eletrodomésticos (49%), acessórios e calçados (31%), eletrônicos e informática (31%), e móveis (26%) são as categorias mais desejadas.
Fatores de decisão de compra na Black Friday
Os critérios decisivos para a compra de produtos são:
- Frete grátis (54%)
- Preço do produto (51%)
- Qualidade do produto (48%).
Já para serviços, os destaques estão para:
- Streaming de vídeo (27%)
- Curso de idiomas (23%)
- Cursos de capacitação profissional (21%)
Os dados são de pesquisa desenvolvida pelo Facebook com foco nas tendências da Black Friday 2021 no Brasil.
Boas condições de frete é tendência antes e depois da Black Friday
Frete é um dos principais fatores de decisão de compra online. Em 2021, presenciamos a “corrida da entrega rápida” em que os maiores marketplaces do país inovaram em sistemas de entregas rápidas e acessíveis tanto para os vendedores, como para os clientes.
Realização de “sonhos de consumo” é uma das principais tendências para a Black Friday 2021
Em 2020, uma tendência forte do período de promoção foi adquirir produtos essenciais, que as pessoas precisavam de fato. Em 2021, com a flexibilização das restrições contra a pandemia, avanço da vacinação e retomada das atividades, as pessoas estarão mais seguras para comprar itens de desejo, os famosos “sonhos de consumo” que voltaram a fazer parte do planejamento e intenção de compra dos brasileiros.
Ofertas atrativas
Em 2021, os consumidores estão com altas expectativas de compra para a Black Friday e aguardam promoções realmente atrativas. Afinal, não é novidade que os clientes estão sempre atentos e monitorando o histórico de preços dos itens que desejam.
Compras cada vez mais online
Mais uma vez, o e-commerce é destaque nas tendências na Black Friday. Segundo a pesquisa do Méliuz, 56,7% dos consumidores pretendem realizar somente compras online. Já 28,2% dos entrevistados vão optar pelo consumo híbrido: tanto compra pela internet, quanto em lojas físicas.
Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e da reabertura do comércio presencial com restrição mais leves, o número de consumidores que afirmaram comprar apenas em lojas físicas caiu: são 8,9% dos entrevistados que desejam adquirir produtos somente presencialmente em 2021, contra 11,06% do ano anterior.
Omnichannel
Ser omnichannel é um conceito do varejo que conecta todos os canais de uma empresa, principalmente pontos físicos com online. O principal objetivo é melhorar e facilitar a experiência de compra do consumidor com a conexão de diferentes canais de comunicação ou venda.
Para a Black Friday 2021, apostar na fusão entre físico e online é uma tarefa importante para as lojas que querem se destacar, principalmente as empresas que possuem pontos físicos e ainda não são tão fortes no online.
Ofertas personalizadas
Campanhas muito bem segmentadas são essenciais para o sucesso na Black Friday em 2021. Segundo dados do Facebook, 80% dos entrevistados na pesquisa apontaram que gostariam de receber ofertas personalizadas para compras durante o período de promoção.
Principalmente quem trabalha com e-commerce ou marketplaces, deve estar atento a todos os dados para utilizar estratégias compatíveis com o público-alvo e estar onde seus clientes estão.
Atendimento
Oferecer um atendimento impecável durante a Black Friday pode ser uma tarefa difícil devido a alta demanda de pedidos, mas é muito importante que as empresas se preparem para desempenhar uma operação impecável mesmo com muitos pedidos para poder conquistar clientes que chegaram através das promoções.
Identificação com a empresa
Uma das tendências da Black Friday 2021 que foge dos descontos é a identificação de clientes com as marcas. Comprar de empresas com que se identificam é um comportamento que cada vez mais se destaca entre os consumidores. Por isso, marcas com propósito que defendem causas e valores importantes podem se destacar mesmo sem oferecer descontos altos como os que costumam ser praticados pelo mercado em geral.
Por fim, os vendedores devem focar em:
- Oferecer bons descontos e boas condições de frete
- Trabalhar com campanhas promocionais personalizadas
- Se organizar para oferecer um atendimento impecável
- Não esquecer de trabalhar o posicionamento de marca, principalmente as empresas que possuem um consumidor mais consciente.
Fonte: Mundo do Marketing
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