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Crescimento do Instagram contribui para o relacionamento entre marcas e clientes

Rede Social com maior engajamento entre os usuários no mundo, produto da Meta oferece terreno fértil para estratégias de Marketing e comunicação

Utilizado por 49% dos internautas brasileiros, o Instagram é a rede social mais popular do país. Além da alta taxa de aceitação, o aplicativo da Meta conta com outro diferencial significativo: o tempo de utilização diário dos usuários. Dados da pesquisa Instagram no Brasil, realizada pela Opinion Box, indicam que 55% dos donos de perfis utilizam a rede várias vezes ao dia, enquanto 23% passam o dia inteiro navegando pelo app.


Os números da pesquisa ressaltam ainda mais a já conhecida importância do Instagram para as estratégias de relacionamento entre marcas e clientes. Via de regra, para que tais medidas funcionem, é preciso que a comunicação chegue de forma clara ao local onde os clientes estão. Endossando esta necessidade, 44% dos respondentes da pesquisa afirmaram que gostam de se relacionar com as marcas por meio do Instagram, e 82% são seguidores de pelo menos uma empresa no perfil pessoal.


Embora os clientes estejam dispostos a estreitar o relacionamento com as marcas na rede social, outros dados coletados pela Opinion Box sugerem que algumas operações podem melhorar o dever de casa, principalmente no que tange ao atendimento: quando perguntados se tinham as solicitações atendidas pelas empresas, 6% dos usuários responderam nunca, 19% poucas vezes e 48% na maioria das vezes, enquanto apenas 27% dos respondentes afirmaram sempre.


Espaço fértil para influenciadores


Cada vez mais valorizado em campanhas publicitárias, o Marketing de Influência encontra terreno fértil para crescer no Instagram. 70% dos respondentes afirmam seguir ao menos um influenciador – cujas indicações levaram 61% dos consumidores a adquirir ou consumir novos produtos e serviços.


Em um balanço quantitativo, 35% dos brasileiros admitem que as opiniões dos influencers afetam muito na decisão de compra; do outro lado da moeda, 31% afirmam que não são influenciados pelos atores digitais. Entre os dois pólos, se encaixa uma parcela de 34% de consumidores que podem ou não acatar indicações a ponto de serem movidos por elas.


Outro fator contribuinte para a expansão do Marketing de Influência no Instagram é a versatilidade temática possibilitada pela plataforma. No Top 5 dos assuntos mais abordados pelos influencers, estão: saúde/fitness (43%), viagem e turismo (43%), finanças (41%), humor (38%) e gastronomia/receitas (34%).


Stories, Reels e Lives


Mecanismos eficientes para a produção de conteúdo, Stories, Reels e Lives ocupam um lugar especial no coração dos usuários do Instagram. 88% dos participantes da pesquisa afirmam gostar dos stories. O número reflete também na frequência de visualização do velho elemento da plataforma: 55% dos respondentes admitem visualizar stories várias vezes por dia, enquanto apenas 5% dizem não assisti-los ou acessá-los raramente.


Por outro lado, os reels compartilham o gosto de 77% dos usuários. Ao contrário dos stories, no entanto, os vídeos curtos apresentam números menores no que diz respeito à frequência de visualização: 34% dos participantes afirmam consumir reels várias vezes por dia, e 12% declaram não consumi-los ou acessá-los em raras ocasiões.


Finalmente, 86% dos usuários afirmam já ter assistido a pelo menos uma live. Destes, 71% dizem gostar do formato. No entanto, a modalidade de exibição de conteúdo não coleciona bons números no que diz respeito à frequência. 31% dos respondentes afirmam que raramente assistem aos conteúdos ao vivo, enquanto apenas 14% assistem à uma live diariamente.


Fonte: Mundo do Marketing

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