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Demanda por conteúdo original no streaming cresce e investimentos devem aumentar

Relatório Estratégia da Netflix mostra também que a empresa deverá seguir investindo no mercado latino-americano

Em função da expansão da oferta de programação original Netflix, juntos, os sete principais mercados LATAM – Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru, Chile e Equador – responderam por um total de 10,4 bilhões de horas assistidas no primeiro trimestre de 2023, somando 171,2 milhões de espectadores únicos, segundo dados do relatório Estratégia da Netflix na América Latina, divulgado pela PlumResearch.


No recorte nacional, os brasileiros assistiram a 3,8 bilhões de horas de programação no mesmo período. 73,7% desse tempo foi destinado a séries, com preferência pelos gêneros de comédia (22,2%) e animação (15,8%). Mesmo assim, a série campeã de audiência foi “Todo dia a mesma noite”, baseada no livro homônimo da escritora Daniella Arbex, com 11,4 milhões de espectadores únicos. “Você”, com 9,5 milhões, e “Outer Banks”, com 8,8 milhões, fecham o top 3.


De acordo com o relatório, a demanda dos consumidores por conteúdo em seu próprio idioma é clara. No México, 11,3% do tempo que os consumidores passaram assistindo a todas as séries no 1º trimestre de 2023 foi dedicado a conteúdo produzido na América Latina, tanto adquirido [de outros países e readaptado] quanto original.


O relatório indica, também, que os sete mercados avaliados mostraram uma tendência parecida – o que acende o sinal verde para que a Netflix continue investindo em produções originais voltadas para a região.


Desafios da gigante do streaming


A expansão da Netflix no mercado latino-americano envolve um par de desafios quase hercúleos: desmontar a tradicional hegemonia das produções hollywoodianas e europeias para produzir e introduzir obras originais nos idiomas locais, com tramas voltadas para o público sulamericano.


Avaliando as práticas adotadas pela gigante do streaming no cumprimento destes objetivos, o relatório aponta números animadores para a expansão da empresa na América do Sul.


Seguindo um formato que se provou eficaz em outras produções da casa, como La Casa de Papel e Squid Game, produzidas em espanhol e sul-coreano, respectivamente, a gigante do streaming já coleciona bons resultados com títulos desenvolvidos para o público LATAM, como a série mexicana “Três Vidas”, a colombiana “A Primeira Vez” e a brasileira “Olhar Indiscreto”.


Fonte: Mundo do Marketing

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