top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Instagram é o app em que brasileiros passam mais tempo

revela pesquisa

Em um feito inédito, o Instagram ultrapassou o WhatsApp e se tornou o aplicativo mais utilizado por brasileiros ao longo do dia, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Cerca de 35% dos usuários de smartphones do país revelaram passar mais tempo na rede social do que no mensageiro.


No ano passado, o Instagram já figurava na segunda posição, citado como app mais utilizado por 27% dos entrevistados. Desta vez, a primeira colocação é impulsionada principalmente pelo público feminino e jovem — 41% das mulheres afirmam passar mais tempo na rede social, frente a 27% dos homens.


O Instagram é o aplicativo em que usuários entre 16 e 29 anos passam mais tempo, revelou o levantamento. Cerca de 45% dos jovens e adultos entrevistados afirmam gastar mais minutos na rede social do que em outras plataformas. Esse percentual é menor na faixa de 30 a 49 anos (cerca de 35% nesse grupo) e 21% no público acima a partir de 50 anos.


Crescimento do Reels

Embora o motivo do tempo gasto no Instagram não tenha sido destrinchado durante a pesquisa, é bastante provável que o motivo do crescimento da rede sejam os Reels. O feed de vídeos curtos da plataforma deve ter se tornado ainda mais atrativo para usuários brasileiros, que agora passam mais tempo consumindo conteúdo na plataforma do que papeando no WhatsApp.


Um indicativo dessa influência está no ranking de aplicativos abertos com mais frequência ao longo do dia: o Instagram é vice-colocado no grupo, perdendo apenas para o WhatsApp. Isso demonstra que, apesar de a rede social ser utilizada por mais tempo, essas ocasiões são sessões maiores, enquanto a checagem de mensagens ainda é bem recorrente.


Se pudesse ter só um app, qual seria?

Ainda que o Instagram seja consumido aos montes, ele não é o app mais importante na opinião de brasileiros. A pesquisa Panorama mostrou que 48% dos usuários entrevistados escolheriam ter o WhatsApp baixado no celular, caso não pudessem utilizar nenhum outro aplicativo. Em segundo lugar, está o Instagram.


Isso demonstra que, apesar de proporcionar entretenimento, o consumidor brasileiro ainda considera o envio de mensagens mais importante e crucial para o dia a dia.


Fonte: Mobile Time

Comments


bottom of page