O Instagram anunciou nesta segunda-feira (30) que irá pedir para que as pessoas informem suas idades ao utilizar o aplicativo. A inclusão é obrigatória para continuar usando a rede.
A solicitação, que começará a ser exibida nas próximas semanas, só vai aparecer para quem não informou a data de nascimento na hora de fazer o cadastro na plataforma.
Essa informação não é pública e fica no menu "informações pessoais" dentro das configurações da conta.
De acordo com o Instagram, a janela para incluir a idade será mostrada em duas ocasiões:
Ao abrir o Instagram: uma notificação será exibida no topo da tela.
Ao visualizar publicações com conteúdo sensível: para visualizar conteúdos marcados como explícito ou sensível, será necessário compartilhar sua data de nascimento, caso você ainda não o tenha feito anteriormente.
"Se o usuário não informar sua data de nascimento, após algum tempo será necessário que o faça para poder continuar usando o Instagram", explicou o aplicativo.
Perfis que são vinculados ao Facebook, que é dono do Instagram, geralmente "puxam" a data de nascimento informada na outra rede social.
De acordo com a plataforma, o objetivo é "construir uma experiência mais segura e privada para os jovens". A solicitação da idade acontece algumas semanas depois do Instagram anunciar mudanças para menores de idade.
O Facebook, que é dono do aplicativo, permite que anunciantes incluam diversos pontos de segmentação para atingir um público-alvo – o que só será possível a partir de agora para maiores de idade.
"Reconhecemos que algumas pessoas podem nos informar a data de nascimento incorreta e estamos desenvolvendo novos sistemas para trabalhar essa questão", informou a rede.
O Instagram vai utilizar ferramentas de inteligência artificial para estimar a idade das pessoas com base em alguns sinais, como publicações de "feliz aniversário", para verificar se os usuários colocaram a idade correta. A empresa disse que esse trabalho ainda está em estágios iniciais.
Fonte: G1
Comentários