top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Inteligência artificial e trabalho: quais os impactos da tecnologia?


Quando o assunto é inteligência artificial e trabalho, nos deparamos com um misto de sentimentos. Enquanto alguns soam alarmistas, com medo dos caminhos que a tecnologia pode tomar, outros são mais otimistas, enxergando as possibilidades de sua aplicação e enxergando-a como uma nova era para o futuro dos negócios.


De acordo com o estudo Futuro do Trabalho 2023, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, 23% das ocupações devem se modificar até 2027.


Isso se deve, principalmente, à adesão a tecnologias como a inteligência artificial que, cada vez mais, devem promover a automação de processos e empregos, transformando o mercado e criando novas oportunidades de trabalho com IA.


Será que a sua empresa está preparada para essa nova realidade?


Neste post, abordamos a relação entre inteligência artificial e trabalho, qual sua importância para o mercado e o que deve ser tendência nos próximos anos.


Qual a importância da inteligência artificial no mercado de trabalho?


Nos últimos anos, a inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço na mídia e também nas discussões de empresas e na internet. Enquanto isso, muitas companhias aderiram ao uso e já estão colhendo os frutos de seu investimento.


O estudo Generative AI at Work, realizado pela Universidade de Stanford em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), analisou o impacto do uso de inteligência artificial na vida de funcionários de uma empresa e constatou que o uso de ferramentas de IA generativa aumentou a produtividade em 14%.


É um resultado impressionante, se considerarmos que essa tecnologia está em plena ascensão e certamente ainda irá evoluir muito nos próximos anos.


O fato é que, da automação e otimização de tarefas e processos à geração de insights para a tomada de decisão, a aplicação da inteligência artificial no trabalho reserva um enorme potencial de transformação para o futuro. E é isso que faz dela tão importante, considerando que quem não aderir, cedo ou tarde, ficará para trás.


Como a inteligência artificial otimiza o trabalho?


O conceito de inteligência artificial no trabalho ainda pode soar confuso para muitos, por isso, preparamos um exemplo prático para ilustrar os benefícios do uso dessa tecnologia no setor de suporte ao cliente. Confira:


Imagine uma pequena empresa, cujo atendimento ao consumidor é extremamente eficiente. Ela conta com os melhores profissionais do mercado, que não só dão conta de responder a todos os chamados, como mantém os clientes satisfeitos.


Com todo esse sucesso, a empresa cresce, alcança novos clientes e, com isso, o volume de chamados aumenta. Os agentes que eram tão eficientes, passam a ter dificuldade para atender a todos e a qualidade do serviço cai. Aqui, há duas opções:


Ampliar a equipe, contratando novos funcionários;


Investir na automação de processos com IA.


A segunda opção gera menos custos e ainda permite turbinar seu atendimento ao cliente, já que com o uso da inteligência artificial no trabalho é possível ir além.


A seguir, mostramos exemplos de como isso funciona na prática.


5 exemplos do uso de IA no ambiente de trabalho que são tendências para o futuro


Por meio da análise aprofundada de um grande volume de dados, essa tecnologia é capaz de identificar padrões e gerar insights valiosos para otimizar os processos.


Inclusive, o relatório Zendesk CX Trends 2023 apresenta uma série de ferramentas focadas na otimização do trabalho dos agentes no atendimento ao cliente. Confira:


Análise do sentimento do consumidor – uma ferramenta de inteligência artificial capaz de analisar o conteúdo das interações realizadas pelos clientes e enriquecer os tickets de suporte com essas informações. Assim, os agentes já iniciam o atendimento cientes da situação;


Personalização com IA – os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes. Mais do que ser encaixados em grupos demográficos, eles querem uma experiência personalizada de verdade, feita sob medida para cada indivíduo, algo que a inteligência artificial tornou possível;


Experiências conversacionais – concede ao cliente o poder de escolher como, quando e onde será atendido, ao disponibilizar diversos canais, que operam de forma integrada e fornecem aos agentes o contexto necessário para uma interação otimizada;


Integração – quando os diferentes sistemas de uma companhia operam de forma integrada, todos saem ganhando, uma vez que isso melhora a comunicação e o compartilhamento de dados entre setores, viabilizando uma melhora significativa na experiência do cliente;


Experiências de IA – se refere ao uso de inteligência artificial para otimizar a qualidade dos serviços oferecidos ao cliente, tornando-os mais ágeis e eficientes.


Ou seja, a ideia central do uso de IA neste contexto é aumentar a eficiência e produtividade no trabalho, potencializando a performance dos agentes, e não tirar o emprego de seres humanos.


Embora, em alguns casos, isso realmente possa ocorrer, também não podemos ignorar que esse avanço irá gerar muitas oportunidades de trabalho com IA.


Além disso, devemos lembrar que há habilidades não automatizáveis, que se referem a práticas e atitudes essencialmente humanas, como a empatia, tão importante no suporte ao cliente.


Em resumo, a automação de processos e empregos com inteligência artificial permite eliminar tarefas repetitivas e burocráticas, ganhando tempo e viabilizando que os atendentes executem um trabalho de maior impacto para a empresa.


Inteligência artificial e trabalho: o que esperar do futuro?


A importância da inteligência artificial no mercado de trabalho hoje é inegável. Cada vez mais empresas têm investido nessa tecnologia, que vem gerando resultados extremamente positivos em diversas áreas.


A expectativa é que a automação de processos e empregos gere oportunidades de trabalho com IA, aquecendo ainda mais este mercado que está em plena expansão.


Assim, podemos concluir que as companhias que optarem por não aderir à IA estão com seus dias contados. A sua empresa será uma delas ou vai surfar esta onda?


Fonte: Jornal de Araraquara


Gostou do conteúdo? Confira outras notícias em nosso portal! E não deixe de seguir a WMB Marketing Digital no Instagram para acompanhar nossas novidades.

Comments


bottom of page