• WMB Marketing Digital

Microsoft encerra o Internet Explorer após 27 anos

Depois de quase 27 anos

O Internet Explorer 11 é oficialmente aposentado e não contará mais com o suporte para o app de desktop, que será desativado em determinadas versões do Windows. O navegador será substituído pelo modo legado “IE” dentro do Microsoft Edge.


Lançado em 24 de agosto de 1995, o clássico navegador já estava desde 2015, ano de lançamento do Microsoft Edge, gradualmente perdendo espaço no Windows. Em agosto de 2021, os apps e serviços do Microsoft 365 encerraram o suporte para o IE.


A Microsoft já havia anunciado oficialmente a data de aposentadoria do Internet Explorer no dia 16 de março de 2022:


“Conforme anunciado anteriormente, o futuro do Internet Explorer no Windows está no Microsoft Edge. O modo Internet Explorer (modo IE) fornece suporte a navegadores herdados no Microsoft Edge. Por causa disso, o aplicativo para desktop do Internet Explorer 11 (IE 11) será desativado, no dia 15 de junho de 2022, em certas versões do Windows 10.”


A Microsoft explica que o Internet Explorer 11 já não está disponível no Windows 11, onde o Microsoft Edge é o navegador padrão. O plano é redirecionar os usuários para o browser mais recente.


Mesmo assim, ainda não se trata do fim completo para o aplicativo do Internet Explorer. O navegador permanecerá disponível no Windows 7 ESU, Windows 8.1 e em todas as versões Windows 10 LTSC e Server. A Microsoft ainda vai continuar enviando atualizações de segurança e fornecendo suporte técnico para o navegador até o fim do ciclo de vida desses sistemas.


Internet Explorer será desativado em duas etapas

Na primeira fase, os sistemas vão redirecionar o usuário para o Edge ao tentar acessar o app do IE 11 ao longo dos próximos meses. Na segunda etapa, vai ocorrer e efetiva desativação do browser via Windows Update. Assim, somente o modo Internet Explorer do Edge permanecerá.


No entanto, a Microsoft avisa que é necessário manter o app do Internet Explorer no computador, mesmo desativado. Afinal, o modo Internet Explorer do Edge depende da permanência do IE 11 no sistema.


Fonte: Tecnoblog