O encaminhamento ou compartilhamento no Instagram é o ato de enviar conteúdo de um perfil para outro.
Este recurso funciona como um botão, usado normalmente para mostrar para alguém uma foto ou um vídeo relevante.
O encaminhamento funciona de modo diferente de plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. Nas três últimas, você pode adicionar uma legenda própria sobre um post original de outra pessoa ou apenas compartilhar aquilo originalmente, dando mais alcance para o conteúdo. A foto ou o vídeo encaminhado aparece no feed como se fosse algo seu, visível para todos.
Já no Insta, o compartilhamento é diferente porque tem um propósito mais intimista. Em vez de repostar algo na sua linha do tempo, a ferramenta desta rede social permite o envio para outras pessoas por mensagem direta (DM). Para o seu contato saber o que foi compartilhado, é preciso abrir as DMs e ver a publicação recebida.
Como funciona o encaminhamento no Instagram?
Atualmente, é possível fazer o encaminhamento de três maneiras:
1-Imagens do feed tradicional: a pessoa receberá uma miniatura clicável que a direcionará para o post original;
2-Vídeos do Reels: o destinatário receberá uma miniatura no formato (9:16), também clicável, para acessar o conteúdo do criador;
3-Stories: alguns posts tradicionais e vídeos do Reels podem ser compartilhados nos stories, possibilitando uma "divulgação" durante 24 horas para todos os seus seguidores.
Nas duas primeiras situações, tudo funciona de modo muito similar. A pessoa deve escolher quem receberá o post e tocar no botão enviar para concluir. Do outro lado, a pessoa receberá uma mensagem diretamente na caixa de entrada e poderá escolher se clica para ver ou deixa passar.
Já no caso do encaminhamento por Stories, nem todos os conteúdos podem ser enviados para o formato de vídeos temporários, portanto é mais limitado. Se o perfil for fechado ou as configurações restritas, os seguidores não poderão compartilhar conteúdos.
Por outro lado, a divulgação pode ser mais efetiva se o usuário tiver uma alta taxa de visualização do que se enviar um por um pela DM. Quem tem poucos amigos até consegue selecionar algumas pessoas para receber os conteúdos, mas em contas com milhares de seguidores, pode ser mais eficaz usar os Stories para dar visibilidade para um conteúdo do Reels ou um post novo.
Encaminhamento é métrica
O encaminhamento é um das métricas mais poderosas usadas pelo Instagram para medir o sucesso de um post. Quanto mais pessoas interagem com o botão de encaminhar, mais o algoritmo de recomendação entende se tratar de um post relevante.
A quantidade de compartilhamentos pode ser vista na guia de Insights do Instagram. É só procurar pelo ícone de avião de papel para saber quantas vezes determinada publicação foi enviada para algum local.
Vale lembrar que o encaminhamento deve ser associado a outras interações para ser efetivo. Por isso, de nada adianta apenas sair compartilhando posts se não houver curtidas, comentários, salvamentos e respostas suficientes.
Fonte: Canal Tech
Comentários