• WMB Marketing Digital

O que é o For You do TikTok?

Como aparecer na página?

O TikTok é uma das plataformas sociais mais populares atualmente, atraindo a atenção de públicos de todas as idades e com os mais variados interesses. Parte do que torna esta rede social tão única é a página For You, que nada mais é do que um feed criado especificamente para você, com conteúdo que o app acredita ser do seu interesse.


Até aqui, nenhuma novidade: trata-se de um algoritmo de recomendação que filtra as postagens de acordo com o seu nível de interação e feedback enviado à plataforma. O que diferencia o sistema de recomendações do aplicativo é a forma como ele também leva em consideração informações do conteúdo compartilhado e das configurações do usuário, como idioma, país de residência e até mesmo o aparelho usado para acessar o app.


O que é o For You

O For You é o sistema de recomendações do TikTok, é a primeira coisa que aparece quando você abre o app — é o seu feed personalizado. Ali, com um simples deslizar de dedo pela tela do celular você assiste uma porção de vídeos curtos, todos selecionados com base no que o TikTok acha que pode ser interessante para você. Pode levar um tempo até que o conteúdo exibido esteja 100% compatível com seus gostos pessoais, mas uma hora a mágica acontece.


Dificilmente o seu feed será idêntico ao de outra pessoa, já que os vídeos que a plataforma vai te mostrar também são escolhidos levando em conta sua interação com conteúdo semelhante. Se você curte um determinado tipo de vídeo, comenta em uma porção de gravações sob a mesma hashtag ou segue contas com perfis semelhantes, estes dados também são levados em consideração pelo algoritmo.


Como deixar o feed com a sua cara

Se você começou a usar o TikTok recentemente e quer receber conteúdo personalizado na página For You, o processo é na verdade bem simples. Basta usar o app e interagir com os vídeos que forem do seu agrado. A forma mais rápida de receber recomendações mais relevantes para os seus gostos pessoais é curtir e compartilhar o material que você realmente achar bacana, comentar neste tipo de publicações e seguir páginas que criem conteúdo do seu interesse.


Desta forma, você vai estar fornecendo informações importantíssimas para que o algoritmo deixe o For You com a sua cara.


Como aparecer nas recomendações do TikTok

Se você cria conteúdo no TikTok e quer aparecer no For You de outros usuários, é preciso levar algumas coisas em consideração. Para começar, não existe uma fórmula mágica, uma "receita de bolo" que vai te fazer viralizar na rede social. O que dá para fazer é entender como funciona a plataforma e como seu algoritmo está em constante aprimoramento.


Quando você publicar um vídeo na rede social, o sistema automaticamente vai buscar pessoas interessadas no tipo de conteúdo que você criou. É por isso que é tão importante usar uma legenda para sua publicação, utilizar hashtags relevantes e relacionadas ao tema do seu post e aproveitar ferramentas da plataforma, como as músicas. Também é necessário entender que nem sempre as pessoas vão gostar das suas criações, e isto pode te ajudar a ir moldando seu canal com base no feedback de usuários e do próprio app.


Existem, porém, algumas recomendações gerais que podem ajudar você a se tornar mais popular mais rápido. A seguir, você confere uma listinha de dicas sobre o que fazer para aparecer no For You do TikTok com mais frequência.


Escolha um nicho: ser consistente em suas criações é importante para prender o interesse dos usuários e criar sua própria comunidade de seguidores. Uma vez escolhido o seu nicho, crie conteúdo relevante para este público;


Capture a atenção rapidamente: deixar seus seguidores interessados no seu conteúdo nos primeiros segundos do vídeo é essencial para crescer e se tornar popular. Não esqueça que a ideia do TikTok é oferecer conteúdo curto, para ser consumido rapidamente, então se esforce para prender a atenção do seu público alvo nos primeiros 3 segundos do vídeo;


Use e abuse das "trends": tendências muitas vezes são ótimas oportunidades para ganhar público mais rápido. Estude o que está em alta na plataforma, veja se alguma das trends funcionaria para o seu tipo de conteúdo e teste o material com a sua audiência;


Interaja bastante: redes sociais foram feitas para socializar. Use o campo de comentários dos seus vídeos para interagir com seu público e comente em vídeos de outros criadores com conteúdo semelhante ao seu. Quanto mais você for visto ou vista, maiores as chances de se tornar popular;


Otimize seu conteúdo: analise quais de suas publicações têm alcançado mais gente e tente replicar o efeito em suas próximas postagens, seja postando conteúdo parecido ou em horários que você já identificou serem ideais. Também é importante ser acessível, então adicionar legendas é mais do que essencial se você quer que mais gente possa curtir suas criações.


Hora de brilhar

Agora que você já sabe como funciona o algoritmo do TikTok e como aparecer no For You, chegou a hora de planejar seu conteúdo, publicar seus vídeos e gerenciar sua comunidade para continuar crescendo e se tornando cada vez mais popular.


Fonte: Tecmundo