• WMB Marketing Digital

Outubro Rosa: Ideias e Ações de Endomarketing

A cada ano o Movimento Outubro Rosa se fortalece e a luta contra o câncer de mama ganha maior visibilidade em todo o mundo.

As ações para o Outubro Rosa nas empresas também aumentam constantemente, com mensagens, homenagens e ideias de endomarketing criativas, com resultados cada vez melhores.

O Movimento surgiu nos anos 90 nos EUA e ganhou o mundo inteiro com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama.


As empresas têm um papel tão importante quanto os setores de saúde nessa luta, pois realizando essa campanha no ambiente de trabalho, a lembrança da prevenção estará na rotina das pessoas, já que passamos a maior parte do tempo na organização.


E para te auxiliar nessa campanha, preparamos algumas ideias de ações criativas para promover a conscientização no ambiente corporativo.


Confira!


Outubro Rosa nas Empresas

Para promover a conscientização e lembrar os colaboradores da importância do cuidado com a saúde, atividades simples já fazem a diferença. E para que toda a empresa entre no clima da conscientização do Outubro Rosa, você pode aplicar várias ideias. Veja algumas sugestões:


Você pode definir um dia para que todos venham trabalhar com alguma peça de roupa ou acessório rosa. Com essa ação, os colaboradores serão impactados visualmente, o que reitera a importância da campanha. Agora que estamos vivendo em uma pandemia, a sugestão de acessório pode ser uma máscara rosa.


Outra ação que pode ser realizada facilmente é a entrega de um laço rosa para ser utilizado preso à roupa de cada colaborador durante o mês de Outubro.


Decorar a empresa também é uma forma simples de engajar os colaboradores com a campanha. É possível utilizar balões rosa e cartazes na recepção e murais, ou ainda colocar laços rosa nos monitores e distribuir flyers com informações sobre sintomas e como realizar o autoexame.


Para empresas em home office, a ação pode ser realizada através de envio de Kits aos colaboradores, contendo, por exemplo, máscara rosa, materiais informativos, botons personalizados, balão rosa, adesivos, camiseta, entre outros brindes.


Outubro Rosa Social

Uma forma ainda mais impactante e gratificante de evidenciar a importância da campanha é através de ações sociais, promovendo doações à instituições que existem para ajudar esta causa.


Uma ação que pode causar um grande impacto é convidar aquelas profissionais que têm cabelos longos e gostariam de doá-los para a confecção de perucas. Realizar um evento especial para que isso aconteça na própria empresa, convidando cabeleireiros e realizando a doação em conjunto vai promover um sentimento coletivo de dever cumprido.


Agenda Outubro Rosa

Apesar de a campanha ocorrer apenas durante o mês de outubro, o indicado para a prevenção é que o autoexame seja realizado todos os meses, preferencialmente no mesmo dia. Por isso, esta campanha tem o objetivo de unir as mulheres pela prevenção e juntas apoiarem umas às outras.


A sugestão aqui é criar um evento que se repete todos os meses e enviar um lembrete a cada uma delas no dia do autoexame. Você pode promover a campanha juntamente com informações como importância e a forma correta de realizar o autoexame.


Outubro Rosa na TV Corporativa

A TV Corporativa é um ótimo meio de comunicação interna para promover campanhas e ações de conscientização nas empresas. Através do movimento das telas e atratividade das animações, divulgar mensagens importantes aos colaboradores se torna mais efetivo, facilitando o alcance dos resultados.


Se a sua empresa está em home office, ou não possui TV Corporativa como meio de comunicação interna, você pode adaptar as ideias abaixo para os outros canais de comunicação.


Conscientização e Prevenção

Divulgue os sintomas e formas de prevenção como o autoexame, por exemplo, dados e cuidados importantes com a saúde que podem ajudar a prevenir ou evitar a própria doença ou o agravamento.



Fonte: Endomarketing.tv