top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Primeiro celular com mensagens via satélite será lançado em 2023

A empresa britânica Bullitt anunciou uma parceria com a fabricante de processadores MediaTek para criar o primeiro celular do mundo que envia e recebe mensagens via satélite.

As empresas querem sair na frente das concorrentes, disponibilizando o aparelho para o público no primeiro trimestre de 2023.


Ainda não foram divulgados muitos detalhes de como o celular vai funcionar - nem seu nome. As empresas estão chamando o dispositivo apenas de "primeiro smartphone 5G NTN". NTN é a abreviação de Non-Terrestrial Network, ou seja, rede não terrestre.


O diferencial do aparelho é usar os satélites para mandar mensagens, garantindo que o usuário tenha sinal em quase qualquer parte do mundo. É algo que o iPhone faz, mas apenas com chamados de emergência. A Bullit quer permitir que seus usuários conversem usando o sistema. A ideia é que o celular troque automaticamente para a comunicação direta via satélite se ele não tiver acesso ao Wi-Fi ou 5G.


MediaTek é famosa, mas quem é a Bullitt?

Quem acompanha notícias de mobile deve conhecer bem a MediaTek, que fabrica grande parte dos SoCs presentes em celulares focados no custo x benefício. A empresa trabalha no projeto há mais de 18 meses, e chegou a mostrar no início deste ano o seu modem para NTN, em testes num laboratório onde simulou uma conexão com um satélite de baixa órbita.


Já o nome Bullitt pode ser menos conhecido, mas essa companhia também é veterana no mercado de celulares. Trata-se da fabricante de dispositivos móveis ultra-reforçados para outras marcas, principalmente a Cat. Mas a empresa já trabalhou também para a Motorola, produzindo o Defy.


Bullitt e MediaTek não falaram de possíveis preços para seu novo celular, dizendo apenas que ele chega no Q1 de 2023 e que vai oferecer um ano de mensagens de emergência grátis.


Fonte: Tecmundo

Comentários


bottom of page