top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Spotify testa novidade nos perfis e fica com cara de rede social

O Spotify começou a testar uma reformulação nos perfis de usuário para exibir um layout novo

O Spotify começou a testar uma reformulação nos perfis de usuário para exibir um layout novo, mas bem conhecido de quem acessa redes sociais. O visual adota um estilo de cartão que permite personalizar a sua identidade na plataforma.


Ainda em fase experimental, a aparência renovada foi acessada pelo especialista Chris Messina, que compartilhou os prints de tela no seu perfil do Twitter. Ali dá para ver as mudanças e notar algumas vantagens para o usuário.


É possível identificar a foto redonda em destaque e um título diferente na parte superior da tela, que lembram muito o estilo adotado pelo Instagram. O padrão do Spotify sempre foi mais básico, porque a proposta inicial era ser apenas um streaming, sem muitos recursos de interação social.


O nome da pessoa e informações de seguidores e seguidos são exibidos acima das listas de reprodução e dos artistas tocados recentemente. Há também outros detalhes sobre o usuário, como o plano assinado, há quanto tempo é membro, a localização e botões para seguir ou editar o perfil.


O que muda com os novos perfis do Spotify?

Os perfis devem fornecer acesso facilitado a recursos exclusivos do streaming, como recomendações personalizadas, listas de reprodução criadas sob medida e experiência de ouvir áudio com várias pessoas. Tudo isso ficará alocado em um botão “Descobrir mais recursos”, que servirá para mostrar todas as novidades.


Os cartões também são replicados para as playlists e artistas seguidos, com o propósito de trazer um pouco mais de interação. É possível clicar em um botão para criar uma nova lista diretamente do seu perfil ou usar os botões ao lado de cada uma para compartilhá-la com outras pessoas.


Ao lado do nome de cada cantor ou banda, estão presentes botões que permitem segui-lo de imediato — antes, era preciso acessar o perfil do artista para fazer isso. É um pequeno ajuste útil de incentivo à descoberta, porque poupa o trabalho de mudar de tela.


Essa aparência já tinha sido mostrada durante o evento Stream On, no início do mês. Alguns usuários até tiveram acesso aos perfis atualizados, porém de modo restrito para selecionados.


Spottok ou Tikfy?

Os perfis estilo cartão devem complementar a experiência de redesenho do aplicativo, que agora conta com um feed de descoberta de músicas similar ao TikTok. O Spotify também adotou a AI DJ, criador de rádios dinâmicas e exclusivas gerenciado por inteligência artificial, e trouxe mais ferramentas para artistas e podcasters.


Embora tenha confirmado o teste para o site TechCrunch sem dar muitos detalhes, o Spotify não estabeleceu um prazo a novidade chegar a todos os usuários. Essa prática é comum no mundo de serviços online: libera para um público restrito, coleta feedback e decide se faz um lançamento global.


O Spotify sempre foi o líder do mercado de streaming musical, mas os concorrentes seguem crescendo na preferência do público. Será que o visual mais jovial e com estilo de redes sociais pode ajudar o streaming a se consolidar na liderança? O segundo trimestre de 2023 pode ser crucial para trazer tal resposta.


Fonte: TechCrunch / CanalTech

bottom of page