top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

7 empresas de tecnologia que, assim como o Twitter, mudaram de nome


O martelo foi batido: a partir de agora o Twitter se chama X. Inclusive, a decisão de Elon Musk, proprietário da rede social, está sendo colocada em prática desde o início desta semana, ainda que muitos usuários da plataforma estejam reclamando.


Mas além do Twitter, outras empresas de tecnologia já ousaram mudar seus respectivos nomes – mesmo aqueles consolidados. Seja para atrair mais investidores e público, melhorar o posicionamento da marca ou ainda satisfazer um desejo próprio, o fato é que alguns nomes até se tornaram mais interessantes, não é mesmo?


Abaixo, você poderá conferir a lista completa com alguns dos casos mais emblemáticos do mundo tecnológico. Portanto, aproveite!


7. Jerry’s Guide to the World Wide Web (Yahoo)


Hoje em dia, o Yahoo é conhecido como uma plataforma repleta de informações, além de também possuir um buscador próprio e um provedor de e-mails. Mas antes de ter esse nome, em sua fundação, nos anos 1990, ele tinha nome e sobrenome: Jerry’s Guide to the World Wide Web.


Tudo isso por conta de um de seus fundadores: Jerry Yang, que junto de David Filo, ainda na Universidade de Stanford, decidiu investir em sua própria empresa de tecnologia.


6. Pictaboo (Snapchat)


Lançado em 2011, o Pictaboo não teve tanto sucesso quanto seus investidores esperavam. Analisando o mercado e a concorrência, sobretudo por conta da inovação que o aplicativo apresentava, Bobby Murphy e Evan Spiegel fizeram uma mudança importante.


Sendo assim, a partir de 2012, o Pictaboo passou a se chamar Snapchat. Com isso, a rede social recebeu muitos usuários de uma única vez, se tornando uma plataforma única até a chegada dos Stories no Instagram.


5. Marufuku Company (Nintendo)


Fundada ainda no século 19, no início, a Nintendo tinha um nome bastante diferente do que a gente conhece atualmente. Naquela época, a companhia era responsável pela fabricação de jogos de tabuleiro e baralhos, como o tradicional Hanafuda.


Contudo, a partir dos anos 1950, decidiram trocar para um nome mais convidativo. Assim, surgia a Nintendo Playing Card Company, que posteriormente foi encurtada apenas para Nintendo.


4. Net (Claro)


Em uma fusão realizada em 2019, a Net se tornou propriedade da Claro, tendo seu nome descontinuado após cerca de 25 anos de prestação de serviços no ramo da telefonia, banda larga e TV a cabo. A migração ocorreu aos poucos, sobretudo pela grandiosa carteira de clientes que a Net possuía até aquele ponto.


3. Hotmail (Outlook)


Há anos no mercado, a Microsoft possui diversas marcas que visam oferecer serviços inteligentes aos usuários. Entre eles, estava o Hotmail, um provedor de e-mails muito utilizado durante os anos 2000, principalmente por conta da sua integração ao MSN, que funcionava como uma rede social para bate-papos.


Porém, com o fortalecimento do Gmail, da Google, e a descontinuidade do MSN, o Hotmail foi perdendo espaço. Assim, a Microsoft decidiu trocar o nome da marca para Outlook, visando representá-la de uma forma melhor.


2. BackRub (Google)


Em 1996, quando Larry Page e Sergey Brin se uniram em um projeto inovador em torno da internet, eles o nomearam como BackRub. Na época, a dupla ainda frequentava as aulas da Universidade de Stanford, cujo trabalho se tornava cada vez mais desafiador e ousado.


Um ano depois, já trabalhando na empresa que estavam construindo, ambos se reuniram para conversar sobre o nome e a rebatizaram para Google.


1. Facebook (Meta)


Para fechar a lista, é preciso falar do polêmico Mark Zuckerberg. Em 2004, ao lado de alguns colegas de faculdade, o Facebook foi fundado. A rede social já foi uma das mais populares do mundo e até hoje é utilizada por muitas pessoas.


Porém, inspirado pelas novidades em torno do Metaverso, Zuckerberg decidiu trocar o nome de sua empresa: de Facebook Inc. transformou-se em Meta Inc. Atualmente, além do Facebook, a companhia também é proprietária do Instagram e do WhatsApp.


Fonte: Tecmundo

Comments


bottom of page