• WMB Marketing Digital

Posts com menos hashtags engajam mais no Instagram

Estudo mostra que uso excessivo de marcações não é a melhor saída para obter mais engajamento e visualizações

Muito se questiona se há um número certo de hashtags para serem utilizadas em uma publicação no Instagram. A ferramenta permite que se use até 30 marcações do tipo, mas um estudo recente feito pela Emplifi, marca focada em care, que une Socialbakers e Astute, mostrou se as hashtags são eficazes ou não no engajamento de um post nas redes sociais. O levantamento mostrou que tudo depende do contexto e o tipo de conta, mas que de maneira geral "menos é mais" na plataforma social.


A Emplifi analisou perfis de empresas de mídia e descobriu que as contas desse ramo que não utilizaram hashtags em suas publicações no Instagram obtiveram praticamente o dobro da média de interações de posts com hashtags, chegando a ter uma média de 1.500 interações. Enquanto isso, posts com uma ou duas hashtags, obtiveram uma média de 750. O valor se mantém o mesmo em publicações com cinco ou mais hashtags, mas chega a ser ainda menor quando são utilizadas entre três e quatro.


A empresa também estudou perfis de marcas e relatou que aquelas que utilizaram entre uma e duas tags em seus posts, tiveram maior engajamento, comparado a publicações que utilizaram zero ou um número de hashtags superior a dois. Posts sem nenhuma hashtag, tiveram uma média de interação de cerca de 250. Enquanto posts com uma ou duas tags, apresentaram uma performance melhor, com uma média acima de 250 interações. A partir de três hashtags, o engajamento dos posts tende a diminuir, variando entre 200 e 150 interações.


Fonte: Mundo do Marketing