top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Relembre as melhores campanhas nas mídias sociais em 2022

O ano de 2022 já está quase no fim e chegou a hora de relembrar campanhas que fizeram sucesso durante os últimos 12 meses.

No artigo de hoje, vamos recordar marcas que obtiveram sucesso com ações criativas no universo da internet, cada vez mais competitivo.


Na lista, estão campanhas de marcas de calibre mundial, como Burger King, McDonalds, KFC e Reddit. Confira cada uma com atenção e use-as de inspiração para as próximas ações de seus clientes.


Burger King e o app “detector de fantasmas”

Essa campanha do BK já foi destaque aqui no Publicitários Criativos. O Burger King sempre foi conhecido por gerar ações criativas no Halloween, e em 2022 não foi diferente. Neste ano, o aplicativo da marca para os membros do clube de fidelidade puderam acessar um “detector de fantasmas” exclusivo.


A explicação da empresa para o novo “recurso” foi de que o detector usaria “campos eletromagnéticos” para ajudar as pessoas a encontrar atividades paranormais em suas casas. Quando um “fantasma” fosse detectado, isso desbloquearia combos gratuitos.


A promoção ficou disponível até 31 de outubro e o Brasil estava entre os países participantes.


Menu Hacks do McDonalds

Para seguir na linha dos hambúrgueres, vamos falar de McDonalds. No início do ano, a empresa aproveitou um movimento orgânico de seus clientes e o transformou em uma campanha.


Nos Estados Unidos, é comum que os clientes mais fervorosos da marca encontrem e divulguem “hacks” no menu online. Ou seja, maneiras de combinar ingredientes para pagar menos pelos mesmos itens ou até de criar novos combos com os produtos que o Mc oferece.


O que o McDonalds fez, então, foi aproveitar essa onda e lançar oficialmente quatro das refeições mais pedidas através desses hacks. O “Menu Hacks” fez sucesso e virou trend nas redes sociais e notícia no mundo inteiro.


Reddit e seus 5 segundos no Super Bowl

O espaço comercial no Super Bowl, o evento esportivo mais assistido nos Estados Unidos, é tão concorrido quanto caro. Para se ter uma ideia, na edição de 2022, uma propaganda de 30 segundos custou cerca de 7 milhões de dólares a cada uma das marcas anunciantes.


O Reddit, porém, encontrou uma maneira de economizar, aparecer no Super Bowl e ainda atrair muita audiência para suas redes sociais, tudo isso através de uma ideia criativa, que provavelmente veio de uma agência de marketing digital.


Durante o intervalo do jogo entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams, a marca exibiu um comercial de apenas 5 segundos. O vídeo começou parecendo ser um comercial comum de carros, mas logo mostrava a logo da Reddit e vários cavalos galopando em um campo.


A estratégia ousada para chamar a atenção deu certo. O anúncio atraiu milhares de pessoas para as redes sociais da Reddit, todas querendo saber o que aquilo significava.


Em um tuíte, a marca explicou:


“Se você está lendo isso, nossa aposta deu certo. (…) Não poderíamos pagar por 30 segundos, mas gastamos todo nosso orçamento de marketing nesses 5 segundos”.


A mensagem teve alcance recorde e ultrapassou 500 mil visualizações minutos após a exibição do anúncio.


KFC e as manhãs “nada chatas”

Milhões de pessoas no mundo inteiro recorrem ao KFC para almoçar e jantar, mas quase ninguém lembra da empresa de fast food na hora do café da manhã. Foi essa impressão que a marca tentou mudar com a campanha #UnboringMorning em suas redes sociais.


A hashtag veio acompanhada de uma série de vídeos e desafios totalmente originais e incentivou os clientes do KFC a começarem o dia de uma maneira totalmente diferente, inclusive, tomando café da manhã nos restaurantes da rede.


Fonte: Publicitários Criativos

留言


bottom of page