top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Twitter (X) vai sair do Brasil? Tudo que você precisa saber sobre o caso



É possível que o Twitter (X) saia do ar após uma série de ameaças feitas por Elon Musk na rede social. O caso começou no último sábado (6), quando o perfil oficial do X (@GlobalAffairs) sobre assuntos governamentais fez uma publicação sobre uma decisão da justiça brasileira, que exigia o bloqueio de algumas contas no site.


Segundo o texto, o X não foi informado sobre quais postagens haviam violado a lei. O tuíte também diz que a empresa estava proibida de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem e quais contas foram afetadas. Logo em seguida, Elon Musk repostou essa mensagem marcando o Ministro Alexandre de Moraes com a frase “Por que você está fazendo isso?”.


Na sequência, o empresário fez inúmeros tuítes sobre a decisão judicial, questionando sua legitimidade e inflamando seus seguidores contra o Ministro do Superior Tribunal Federal (STF). Musk também compartilhou uma thread do jornalista Michael Shellenberger, que relata de forma alarmista o banimento de contas e possível bloqueio da rede social no Brasil.


Já na tarde de domingo (7), o dono do Twitter afirmou que o X divulgaria todas as exigências feitas pela justiça e, além disso, que essas solicitações violam a legislação brasileira. No mesmo post, o empresário atacou Alexandre de Morais, alegando que o ministro “traiu descarada e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment”.


Depois dos ataques, Alexandre de Moraes determinou a abertura de inquérito para apurar a conduta do empresário e o incluiu na investigação de milícias digitais. O Ministro também implementou uma multa diária caso a empresa descumpra a decisão judicial.


Vale lembrar que a justiça solicitou o bloqueio das contas citadas por Musk por infringirem a lei, incentivando atos inconstitucionais como o ocorrido em 08 de janeiro de 2023, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram os prédios do Governo Federal, exigindo o fechamento o STF.


Fonte: TechTudo


Gostou do conteúdo? Confira outras notícias em nosso portal! E não deixe de seguir a WMB Marketing Digital no Instagram para acompanhar nossas novidades.


bottom of page