top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

5 coisas que podem queimar a câmera do seu celular


Os celulares possuem diversos componentes e recursos – alguns mais sensíveis, outros nem tanto assim. Então, é preciso ter cuidado especialmente com aqueles que se enquadram no primeiro grupo. Um exemplo são as câmeras fotográficas.


E muitas pessoas escolhem um aparelho potente pensando exatamente no uso da câmera de celular para fotografar ou gravar momentos. Para que a utilização seja correta, indicamos a seguir cinco pontos que exigem cuidado para não estragar esse componente. Confira:


1. Luz do sol


Atualmente as câmeras presentes nos smartphones contam com sensores que ajudam a filtrar a quantidade de luz capturada pelo dispositivo. Mas, ainda assim, é bom ter cuidado com a incidência direta do sol.


Tanto o sol quanto qualquer outro artefato brilhante podem trazer sérios problemas para a câmera do seu celular, inclusive alterando como a luz é filtrada pelo aparelho. Em casos mais extremos, essa exposição pode até mesmo quebrar o sensor.


Se você está pensando em tirar uma foto daquele lindo pôr do sol na praia, é bom tomar cuidado. Pois há chances de danificar suas lentes. Portanto, utilize protetores específicos para elas e encontre uma boa hora para registrar o momento.


2. Lasers em shows


Seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, é comum ver pessoas em shows tirando fotos do palco no momento em que diversos lasers estão passando. Porém, acredite: existem grandes chances de danificar as lentes de sua câmera de celular caso faça isso.


No último ano, por exemplo, a mensagem de um usuário no Twitter ganhou a atenção de diversas pessoas ao dizer que um dos feixes emitidos durante um show de Alok acabou queimando a câmera do seu celular – algo que, de fato, pode ocorrer.


Um dos principais fatos para o laser ser um grande vilão das câmeras de celular é o fato dele gerar bastante calor. Assim, o seu aparelho pode estar em perigo se receber a incidência de um fixe de luz estando a aproximadamente cinco metros de distância da fonte.


Caso esteja em um show e queira fotografar o que está no palco, basta tomar cuidado para não direcionar a lente da sua câmera para a fonte de luz, pois essa é a única forma de registrar alguma projeção que você ache bacana sem estregar o seu aparelho.


3. Fotografar eclipse


Outro fenômeno que faz muitas pessoas sacarem suas máquinas para tirar fotos e, indiretamente, condená-las a um problema mais sério é o eclipse.


Eclipses, em especial os solares, podem trazer graves consequências às câmeras dos smartphones se o usuário não possuir filtros especiais para isso. Inclusive, a recomendação para aqueles que desejam capturar esse momento é utilizar uma "câmara obscura" caseira feita com caixa de papelão.


"Infelizmente não dá para olhar direto, não dá para usar equipamento de fotografia e nem de filmadora. Algumas pessoas usam, mas pode vir a danificar", explicou Fernando Maia da Cunha, diretor de fotografia, pesquisador e professor doutor de audiovisual do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), ao site Diário do Nordeste.


4. Exposição a vibrações


Falando da câmera do iPhone, a própria Apple recomenda aos seus usuários ter cuidado ao deixar o aparelho acoplado a uma motocicleta, devido as vibrações emitidas por ela. O que pode danificar os sensores do aparelho.


Segundo a própria Maçã, essas vibrações podem ser repassadas pelo chassis ou guidões, mesmo em modelos como scooters ou outros um pouco mais "leves". Caso opte por utilizar o aparelho em motocicletas deste grupo, o ideal é utilizar acessórios para amortecer as vibrações.


Aqueles que utilizarem os dispositivos acoplados a uma moto mais potente para navegação, cuidado! Os movimentos bruscos podem fazer com que, ao passar do tempo, a qualidade das imagens e vídeos seja reduzida devido a danos no sistema de estabilização e foco automático.


5. Acessórios magnéticos


Fechando a nossa lista e ainda falando sobre iPhones, a Apple também pede cuidado para o uso de acessórios magnéticos próximos ao aparelho, já que eles são capazes de trazer prejuízos para o seu dispositivo.


Tal como comentamos no caso das motos, os acessórios magnéticos podem interferir diretamente no sistema de estabilização das imagens e no foco automático. Entretanto, esses campos não irão inutilizar sua câmera para sempre, mas desabilitar o acesso a esses dois recursos.


Fonte: Tecmundo


Gostou do conteúdo? Confira outras notícias em nosso portal! E não deixe de seguir a WMB Marketing Digital no Instagram para acompanhar nossas novidades.

bottom of page