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Odete Roitman: o poder de uma vilã que virou fenômeno de Marketing

  • Foto do escritor: WMB Marketing Digital
    WMB Marketing Digital
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura
A personagem é o exemplo máximo de como o entretenimento molda o consumo.
A personagem é o exemplo máximo de como o entretenimento molda o consumo.

Ela morreu na novela, mas vive em cada meme, campanha e estratégia de Marketing que ousa brincar com o poder do nome Odete Roitman. A vilã de Vale Tudo, interpretada com maestria no remake da clássica trama por Débora Bloch, ultrapassou a tela e virou um fenômeno. Nem o fim trágico é capaz de derrubar essa força, afinal, Odete está mais viva do que nunca no Marketing.


A trama parou o país e segue sendo o assunto da semana. Todos queriam ver o desfecho da personagem e as marcas também. O capítulo que marcou a morte de Odete Roitman contou com intervalos disputadíssimos e comerciais caríssimos, impulsionados pela enorme expectativa em torno da vilã. Foi uma noite em que a televisão voltou a ter o brilho de um evento coletivo e o mercado publicitário não perdeu a oportunidade de estar presente. Segundo dados prévios, a obra registrou 30 pontos de ibope na Grande São Paulo, o melhor resultado da história da novela até agora.


Odete Roitman: da vilã à brand persona


Com uma ironia afiada, frases virais e personalidade que mistura elegância e desprezo na medida certa, Odete conquistou um território que poucas figuras da ficção alcançam: o da brand persona. Em tempos de campanhas que buscam autenticidade e impacto, ela oferece justamente isso: uma identidade forte, reconhecível e irresistivelmente compartilhável.


Ao todo, só para Vale Tudo, a Globo fechou mais de 20 contratos com várias marcas para serem exibidas no intervalo e algumas delas ficam em exibição durante os capítulos também.


A personagem é o exemplo máximo de como o entretenimento molda o consumo. Odete virou meme, virou trend, e virou sinônimo de influência atemporal.


O impacto cultural e o novo comportamento do público


De acordo com levantamento da Timelens, a nova versão de Vale Tudo somou 3,93 milhões de pesquisas no Google desde a estreia, com 1,52 milhão de buscas apenas na semana de lançamento, em abril de 2025. As consultas mais recorrentes são sobre o resumo dos capítulos, elenco e personagens icônicas, como Raquel, Maria de Fátima e, claro, Odete Roitman.


A nostalgia também impulsiona o interesse: buscas como “Vale Tudo 1988” cresceram mais de 5.000%, mostrando que a memória afetiva é um ativo poderoso no consumo de entretenimento.


Nas redes sociais, a repercussão é igualmente expressiva. O sentimento do público está equilibrado entre menções positivas (44%), neutras e negativas (33% cada), mas o ponto central é o volume das conversas. Vale Tudo 2025 se consolidou como um evento social e digital, reunindo gerações em torno de um mesmo enredo — algo cada vez mais raro em tempos de fragmentação da atenção.


Fonte: Mundo do Marketing

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