top of page
  • Foto do escritorWMB Marketing Digital

Facebook explica mudança que derrubou Instagram e WhatsApp no mundo todo

Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar por horas nesta segunda-feira (4); companhia detalha o que causou a indisponibilidade

O Facebook enfrentou uma pane geral que deixou a rede social, o Instagram e o WhatsApp fora do ar por horas. Nesta segunda-feira (4), a empresa publicou um comunicado para explicar o que ocasionou o colapso dos serviços. Segundo a companhia, a queda foi causada por uma falha na configuração de seus roteadores.


A publicação com a explicação foi assinada por Santosh Janardhan, vice-presidente de infraestrutura da rede social. Segundo o executivo, o incidente afetou desde os serviços em si, incluindo o OculusVR, até as ferramentas internas utilizadas nas operações diárias da companhia. Em seguida, ele detalhou o motivo da indisponibilidade:


"Nossas equipes de engenharia descobriram que as alterações nas configurações dos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços."


Santosh Janardhan, vice-presidente de infraestrutura do Facebook


Janardhan ainda ressaltou que não há evidências de que os dados dos usuários foram comprometidos. "Lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje [4 de outubro] em nossas plataformas", afirmou. "Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares".


Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar


O Facebook não teve um bom início de semana. No começo da tarde desta segunda-feira (4), a rede social e outras plataformas da empresa, como o Instagram e WhatsApp, ficaram fora do ar. Os serviços só começaram a ser restabelecidos por volta de 19h no horário de Brasília, mas ainda com algumas instabilidades.


Os impactos também foram sentidos em outras instâncias. No mesmo dia, usuários do Telegram reportaram demora no envio de mensagens, ainda que não houvesse relatos de falha generalizada no mensageiro. Além disso, houve queixas relacionadas ao Twitter e até mesmo a operadoras do Brasil e de outros países.


A imensidão do problema acabou refletindo no bolso do CEO do Facebook: Mark Zuckerberg perdeu US$ 7 bilhões em três horas de colapso dos serviços. As ações da companhia também caíram devido ao incidente desta segunda-feira (4).



Fonte: Terra

bottom of page